Produtos Especiais

terça-feira, 2 de maio de 2017

Anjo Negra (Nha sina) - Versão Cremilda Medina

Tom: Gm 

Gm 
Nha sina

D              Gm 
era  aventura

 D                          Gm
Tristeza nha companhera

G                             Cm
Hoje um cre record quel  jardim

                                F
Quel cantar de passarim

                                  Bb            D
La onde um conche quem um ama

     Gm 
Cêbeleza

D                       Gm
era um fada encantada

      D        Gm
Cê olhar ê ternura

            G            Cm
Cê sorriso ê quê paixão

F                              Bb
Min jam intrega nha coraçon

D#                         A#7(b5)
Jam po tud na cê mon

             D            Gm        F
Ess nha amor nha carinho

Bb                       F
Anjo negra nha  divindade

                                            Bb
Tcham intregob ess nha distino



             Asus4
Na tempestade

A7        Dm
ou na bonança

                   A             D
Bô ê quê capton di nha veler

        Cm          F                        Bb
E agora se nha sina ta pa condenaçon amor

      Gm                   Am7(b5)   D7       
Foi  bo que despertam ess sentment

         Gm                         Am7(b5) 
E em troca, nos boca uninum beijo

                  D7                   Gm
Num beijo grande chei de  futuro

          Gm                       Am7(b5)
E em troca, nos boca unnum beijo

                  D7                 Gm

Num beijo grande chei de futuro


Por: Cifra Club de Cabo Verde








segunda-feira, 1 de maio de 2017

Cifra Sampê - Dudu Araújo

Em          B7               Em
dizem na vida aqui se faz 

B7          Em               B7
aqui se paga

Em          B7               Em
unton ca ê maldade nenhum 

B7          Em               B7
nem vingança 

Em          B7               Em        B7
crê oiób pagá mal k bo fazê 


Em          B7               Em
dizem um conta ca ta falhá

B7          Em               B7 
já bo psú 


Em                       B7                          Em
inganá quem bô crê quem quê moda bô 


B7          Em               B7 
nha esperança 

Em          B7                       Em
ê k natureza tem um verdade sô 

                  G                         D
bai sampé, bai… bai sampé, bai

Am                      Em 
bai ma conta ê conta 

                    G                      D 
bai sampé, bai… bai sampé, bai

Am                      Em 
bai ma conta ê conta

                  G                         D
bai sampé, bai… bai sampé, bai

Am                      Em
bai ma conta ê conta

                  G                         D
bai sampé, bai… bai sampé, bai

Am                      Em
bai ma conta ê conta 

Em          B7       Em          B7  
oh uh oh oh uh oh 

Em                   B7                               Em
planta espinheira na jardim de vizinhança

                               B7                              Em         B7
ca ta trazê esperança nem perfume d roseira

Em                   B7                               Em
na balança de vida bondade ê valente

                        B7              Em         B7
n'hora d verdade afinal bo ê medente


                  G                         D
bai sampé, bai… bai sampé, bai

Am                      Em 
bai ma conta ê conta 

                    G                      D 
bai sampé, bai… bai sampé, bai

Am                      Em 
bai ma conta ê conta

                  G                         D
bai sampé, bai… bai sampé, bai

Am                      Em
bai ma conta ê conta

                  G                         D
bai sampé, bai… bai sampé, bai

Am                      Em
bai ma conta ê conta 

Em          B7       Em          B7  (Continua a mesma sequência até o final)
oh uh oh oh uh oh  




dizem um conta ca ta falhá 
já bo psú 
ingana quem bo crê quem quê moda bô 
nha esperança 
ê k natureza tem um verdade so 
bai sampé, bai… bai sampé, bai 
bai ma conta ê conta 
bai sampé, bai… bai sampé, bai 
bai ma conta ê conta 

bai sampé, bai… bai sampé, bai 
bai ma conta ê conta 
bai sampé, bai… bai sampé, bai 
bai ma conta ê conta 
bai sampé, bai… (bai sampé, bai) bai sampé, bai (bai sampé, bai) 
bai ma conta ê conta 
bai sampé, bai… (bai sampé, bai) bai sampé, bai (bai sampé, bai) 
bai ma conta ê conta 
bai sampé, bai… (bai sampé, bai) bai sampé, bai (bai sampé, bai) 
bai ma conta ê conta 
bai sampé, bai… (bai sampé, bai) bai sampé, bai (bai sampé, bai) 
bai ma conta ê conta

Por: Cifra Club de Cabo Verde






quinta-feira, 27 de abril de 2017

Lua Nha Companheira - Cesaria Evora

Tom: F


Dm            A7
Bô ka ta pensâ
        Dm
nha kretxeu
Nen bô ka t'imajiâ,
            Bb7            A7
o k'lonj di bó m ten sofridu.
.
Perguntâ
lua na séu
lua nha kompanhêra
       Dm
di solidão.

Dm    A7
Lua vagabunda
        Dm
di ispasu
                D7
ki ta konxê tud d'nha vida,
              Gm
nha disventura,
                C7
El ê k' ta konta-bu
        Dm
nha kretxeu
                A7
tud k'um ten sofridu
na ausênsia
        D
y na distânsia.


D
Mundu, bô ten roladu ku mi
                                B7
num jogu di kabra-séga,
                Em7
sempri ta persigi-m,
A7
Pa kada volta ki mundu da
el ta traze-m un dor
                       D       A7
pa m txiga más pa Déuz

D
Mundu, bô ten roladu ku mi
                     D7
num jogu di kabra-séga,
                G
sempri ta persigi-m,
Gm                         D
Pa kada volta ki mundu da
B7                 Em7
el ta traze-m un dor
           A7             D
pa m txiga más pa Déuz

Bô ka ta pensâ nha kretxeu Nen bô ka t'imajiâ, o k'lonj di bó m ten sofridu. . Perguntâ lua na séu lua nha kompanhêra di solidão. Lua vagabunda di ispasu ki ta konxê tud d'nha vida, nha disventura, El ê k' ta konta-bu nha kretxeu tud k'um ten sofridu na ausênsia y na distânsia. Mundu, bô ten roladu ku mi num jogu di kabra-séga, sempri ta persigi-m, Pa kada volta ki mundu da el ta traze-m un dor pa m txiga más pa Déuz Mundu, bô ten roladu ku mi num jogu di kabra-séga, sempri ta persigi-m, Pa kada volta ki mundu da el ta traze-m un dor pa m txiga más pa Déuz



Por: Cifra Club de Cabo Verde




Cifras Orlando Pantera - Batuko

Intro 
G F#m Bm Em A7 D#o 
G F#m Bm Em C#m7(b5) A#o Bm  D7(9) 

                   C#m7(b5) G 
Nha guenti dentu cedu       ehh 
F#                            Bm D7(9) 
Alguen tchoman pan soma na poial 
                   G 
Enton mi kantu un sai 
     F#                   Bm 
Ess flan ma batuku sta na moda 


             D7(9)                  G 
N'ba Rubom Manel ess convidan festa casamento 
          F#                   Bm 
Dixi barrigon ess convidan batizado uohh 
       D7(9)                   G 
Na cutelinho atcha guentis na rubera  
      F#                           Bm  
Batukaderas ta rapika torno ku tchabeta 


         D7(9)                       G  
Eh nha cumadri dizi mola ka nho flan nada mas 
         F#                    Bm 
ami djan odja ma batuko sta na moda 


                 D7(9)              G 
prumeru un ba di riba dipos un dixi baxu  
                F#                      Bm      D7(9) 
di modis kin ta guenta n'toma pano na mocinhos 


    A7  G F#     Bm   E    A7  A#o  Bm  D7(9) 
oh ya         oh yaya   oh yaya 

    A7  G F#     Bm   E    A7  A#o  Bm  D7(9) 
oh ya         oh yaya   oh yaya



Por: Cifra Club de Cabo Verde








terça-feira, 25 de abril de 2017

Cifras Ildo Lobo - Parodia Familiar


Intrp: D7 Gm 
 
                       Cm   F 
'M sei t'andá 'm ba spanca 
               Bb    Gm 
La na ólt di sanjom 
                    A      D7 
'M da k'ti Jon e ti Manin 
               Gm 
Tanijon e ti Gustin 
 
                      Cm      F 
Nô ba nô entra la na Dulfin 
                       Bb     Gm 
Pa tma um kaquim pa conversa 
                       A    D7 
Papiá, papiá té k'nô cansá 
                     Gm 
Ta fazê bafa kum pulvim 
 
                        Cm    F 
Nô squá nô ba té na SalDance 
                     Bb     Gm 
Dá ums pernada d'coladance 
                         A 
Na meio d'sabura sei confusom 
                            G 
Nô tive d'corrê pa lód d'portom 
 
                        D7 
Na hora d'sei é k'foi buzils 
                        G    E 
Toque d'Tanijon já dsaparcê 
                    Am 
Djas mandal ba dsenrasca 
D7                      G ( Gm ) 
Mó Djei na porta dja ka sta 
 
             D7 
Tanijon, Tanijon 
                    Gm 
Ka bô brigá ka bô xetiá 
                    D7 
Dá meia volta nô sei ta bai 
               Gm 
Bô evitá complicçon


Por: Cifra Club de Cabo Verde













segunda-feira, 24 de abril de 2017

Ler Tablaturas


Este post, é apenas para iniciantes que estão tentando aprender a Ler Tablaturas de Guitarra.

Noções básicas sobre a tablatura

Tablatura é um método de escrever a música tocada na guitarra, baixo, tambores etc. Em vez de usar símbolos na notação musical padrão, ele usa caracteres e números comuns. Tablatura é possivelmente a melhor maneira de aprender música para aqueles que não sabem notação de música especial. Ler Tablaturas é fácil, você não terá que passar por esta lição duas vezes.

Guitarras geralmente têm 6 cordas (existem 7 cordas e 12 cordas guitarras também, mas vamos ignorá-los agora). A primeira coisa que você precisa saber é o nome de todas as 6 cordas. 

Atenção que a sequencia que passo a explicar em baixo, é considerando as cordas soltas. 

Considerando as cordas de sima para baixo (mais grossa para mais fina), como na figura mais abaixo, temos:

  • 6ª Corda - Mi grave, representada pela letra (E);
  • 5ª Corda - La, representada pela letra (A);
  • 4ª Corda - Ré, representada pela Letra (D);
  • 3ª Corda - Sol, representada pela letra (G);
  • 2ª Corda - Si, Representada pela letra (B);
  • 1ª Corda - Mi agudo, representada pela letra (e).


Agora estamos prontos para passar para as tablaturas.
Como ler guias

A primeira coisa que você vai notar sobre tablaturas é que existem seis linhas. Eles representam as seis cordas da guitarra e normalmente se parecem com isso:

E | ------------------------ |
B | ------------------------ |
G | ------------------------ |
D | ------------------------ |
A | ------------------------ |
E | ------------------------ |

Observe que a seqüência superior de sua guitarra (a seqüência 6 ou E) é escrita na parte inferior da guia, e a seqüência inferior (1 da seqüência) é escrita na parte superior. Muitos novatos ficam confusos com isso, mas esta é a maneira padrão de escrever tablaturas.

Observe também que, em alguns casos, os nomes das cordas podem ser escritos de forma diferente. Estes são os casos em que a música não é reproduzida com a sintonia padrão. Isso significa que as cordas abertas não tocam as notas E, A, D, G, B e outras notas. Como esta lição é para iniciantes, vamos manter as abas de guitarra de sintonia padrão.

A próxima coisa que você observa em uma guia é os números. Os números representam trastes. 1 significa casa 1, 2 significa segunda casa e assim por diante. A 0 (zero) significa cadeia aberta. Por exemplo:

E | -------- 2 ----------------- |
B | ------ 3 --- 3 --------------- |
G | ---- 2 ------- 2 ------------- |
D | -0 ----------------------- |
A | -------------------------- |
E | -------------------------- |

As guias devem ser lidas da esquerda para a direita. Aqui nesta guia, primeiro você toca a corda D (Ré) na casa aberta, depois corda G (Sol) na casa 2, depois corda B(Si) na casa 3 e assim por diante. Se você conhece acordes, então você notará que este toca as notas de um acorde maior.

Outro exemplo:
E | --0--0--0--2--2 -------------- |
B | --0--0--2--3--3 -------------- |
G | --1--1--2--2--2 -------------- |
D | --2--2--2--0--0 -------------- |
A | - 2 - 2 - 0 - x - x -------------- |
E | --O - 0 - x - x - x -------------- |

A diferença entre esta tablatura e a primeira tablatura é que várias sequências de caracteres são atingidas ao mesmo tempo, portanto, isso indica rasgo. No primeiro você prende para baixo e a corda de A e de D na segunda casa e a corda de G na casa 1 e toca todas as 6 cordas. Se você estiver familiarizado com acordes de guitarra básica, então você vai notar que este é o acorde E maior. De acordo com a aba, E major acorde é rasgado duas vezes. O próximo acorde é A maior que é tocado uma vez e, em seguida, D major é tocado duas vezes.

O x indica que a corda não é reproduzida. Você não bate nessa corda com sua mão rasgando. Também poderia indicar uma nota morta. Isto significa que você joga essa corda com a mão que rasga, mas não faz um som porque você silenciou essa corda com a outra mão. Segurando a corda levemente (em vez de pressioná-lo firmemente para baixo na casa) e batê-lo cria uma nota morta. 

Ouvir a música muitas vezes lhe dará uma pista. Para um iniciante, suponha que o x indica que a seqüência de caracteres não é reproduzida.

Símbolos básicos da tablatura

Agora, para os símbolos especiais usados ​​nas tablaturas:

/ = Deslize para cima
\ = Deslizar para baixo
H = martelo-em
P = retirada
~ = Vibrato
+ = Harmônica
X = Nota morta
B = Bend
Pb = pré-dobra
Br = liberação de dobra
Pbr = Liberação pré-dobra
Brb = Curva de liberação da curvatura


Vamos explicar alguns dos símbolos mais usados ​​para Ler Tablatura:

E | ------------------------------------------------ |
B | ------------------------------------------------ |
G | ----------------------- 9-11-11h12 12p11--9h11 --- |
D | -9-9h11--11p9--9-11 / 12 -------------------------- |
A | ------------------------------------------------ |
E | ------------------------------------------------


Em primeiro lugar, é tocada a corda D na 9ª casa. Então notamos 9h11. Isso significa que você coloca o dedo no 9º traste, pegue a corda com o martelo no 11º traste. Martelar significa que você escolhe uma corda com seu dedo em um fret, então sem escolher essa corda novamente você usa sua mão "fretting" para bater outra casa (neste caso a casa 11) duro o suficiente para criar som. Lembre-se, você escolhe uma vez, mas vai obter 2 notas quando martelar.

Em seguida, vemos 11p9. Isso significa escolher a corda no 11º traste, em seguida, "pull-off" com o dedo, enquanto um outro dedo já está colocado no 9º traste. É como pressionando a corda no 11º traste com a mão que se preocupa enquanto você tem um dedo colocado no 9º traste. O efeito é como martelar reverso. 2 notas são tocadas com um "picking" da mão rasgando. Martelar e "pull-off" são muitas vezes feitas em uma linha como 9h11p9. Está tocando o 9º traste, então martelando o 11º traste e então puxando-fora ao 9º traste outra vez. Tudo com apenas uma escolha da mão rasgando. 

Som difícil? Você vai aprender se você praticar. Não é tão difícil.

À medida que nos movemos ao longo da guia, notamos 11/12. Isso significa que você mantenha pressionado o 11º traste e pega a corda, então sem soltar a pressão, você "desliza" o dedo para o 12º traste. Mais uma vez, você escolhe uma vez, mas obter duas notas ao deslizar.

\ Está apenas deslizando na outra direção. Então, 5 \ 3 significa slide de 5ª fricção para 3ª fricção, escolhendo apenas uma vez (na 5ª fricção).

~ Significa apenas vibrar o dedo quando você segura uma corda em um traste. Dá um efeito agradável.

B significa dobrar a corda em um fret para dar o som de outro fret. Para um iniciante, sugerimos evitar dobra de seqüência por enquanto e não tente reproduzir as guias que têm um monte de dobramento de string.

Meu conselho final para o novato que agora está pronto para ler sua primeira tablatura: comece com uma guia simples como "Come as you are" - Nirvana ou "Hurt" - Johnny Cash.

Esperamos que este artigo tenha sido útil.

Não desista das tablaturas, seja paciente, continue tentando e você eventualmente terá sucesso em tocar suas músicas favoritas na guitarra!

Visite o nosso Cifra Club

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Nôs Morna - Ildo Lobo



Intro: G D7 Am Em B7 G 
 
               D7    B7 
Si bô ca crê uvi morna, música raínha di nôs terra 
                 Em            B7       Em 
Rancá bô bai bô tcha’m li, ness Cabo Verde suave e doce, nôs terra mãe 
G               D7   B7 
Inspiração di nôs poeta, princesa di nôs serenata 
          Em  B7 
Na noite serena di luar, dbóch d’janela dum cretcheu 
        Em 
Na tchoradinha dum violão. 
 
         Bm        E7   Am 
Cabo Verde sem morna, pa mim el ê terra sem sol sem calor 
    D7   B7   Em 
Noiva sem grinalda, vitória sem glória dum povo cristão 
   D7    Em 
Bem bô d’zem bô nome, se bô ê fidjo cabverdiano 
     B7    Em 
Bem nô junta voz, nô bem cantá nõs morna. 


Por: http://cvcifra.blogspot.com




De onde vem a grandeza da música caboverdiana

A música caboverdiana é um gênero único e vibrante que combina influências africanas, portuguesas e brasileiras. A partir dessa mistura, sur...