Produtos Especiais

quarta-feira, 6 de julho de 2022

O que são Cifras?

Cifra

Muitas pessoas querem aprender a tocar instrumentos musicais, porém não sabem o que são cifras.

Cifra é um sistema de notação musical usado para indicar os acordes a serem executados por um instrumento musical (como uma guitarra, um teclado ou um violão, por exemplo). As cifras são utilizadas principalmente na música popular, acima das letras ou partituras de uma composição musical, indicando o acorde que deve ser tocado em conjunto com a melodia principal. 


O seu sistema sofreu algumas pequenas transformações no decorrer do tempo: a nota Ut passou a ser chamada de , para facilitar o canto com a terminação da sílaba em vogal, derivando-se provavelmente da proposta lançada por Giusepe DONI, nome de um músico italiano, que escolheu a primeira sílaba do seu sobrenome para essa nova denominação e a nota si (por serem as inicias em latim de São João: Sancte Ioannes), novamente facilitando o canto com a terminação de uma vogal.

As formas em acorde das notas nomeadas no poema são hoje simplificadas por regras de formação, como segue no esquema:

Nome das Notas: Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si

Nome do Acorde: C D E F G A B

Acordes suspensos (sus)

Acordes suspensos não são considerados maiores nem menores pois consistem na modificação da terceira nota do acorde. Os acordes suspensos aparecem nas cifras como sus e representam a remoção da terceira nota ou substituição dela pela segunda ou quarta nota. Os acordes com quarta e segunda são suspensos e, geralmente, omitem tal designação nas cifras. Quando há a remoção da terceira nota do acorde, o acorde pode ser chamado de acorde suspenso ou acorde com quinta.

Nos teclados, pode haver a adição da primeira nota do acorde uma oitava acima, por exemplo: Sol, Ré, e o Sol da próxima oitava.

Regra de formação

A nota fundamental é definida pelo sistema de notação alfabética em que o nome de cada nota musical corresponde a uma letra de A a G, com sustenidos ou bemóis quando necessário. Em resumo, a regra se baseia em atribuir um nome para as notas (em forma de sílaba ) substituindo o original por letras, a fim de facilitar a escrita e leitura. Por ordem sendo escritas em letra maiúscula:


Além do nome do acorde, sempre grafado em letra maiúscula, são acrescentados números ou outros símbolos para indicar a estrutura do acorde. As tabelas abaixo mostram as estruturas das cifras mais usuais:



Uma vez que a cifra indica apenas a estrutura do acorde, a altura não é indicada e a mesma cifra pode ser transposta quantas oitavas acima ou abaixo forem necessárias. Por exemplo, a tríade maior apresentada na tabela acima pode ser tocada com a fundamental Sol na terceira oitava (Sol3, Si3, Ré4), ou em qualquer outra oitava, como Sol4, Si4, Ré5 ou Sol2, Si2, Ré3. Não é necessário indicar a altura da fundamental na cifra. Em geral o próprio músico escolhe a transposição mais adequada a cada trecho de uma composição.

Divisão

Inversão do acorde

Além das formas indicadas nas tabelas acima, é possível indicar acordes em que a sequência das notas é invertida e uma das notas mais agudas é usada como baixo. Para indicar a inversão, utiliza-se a mesma notação acima, indicando qual das notas deve ser o baixo do acorde, separada por uma barra. A primeira inversão é obtida movendo a nota fundamental oitava acima, passando a segunda nota a ser o baixo. A segunda inversão é realizada, movendo o baixo da primeira inversão oitava acima.

Por exemplo, se o acorde de Sol maior - G (Sol, Si, Ré) for invertido uma vez, teremos G/B (Si, Ré, Sol oitava acima). Na segunda inversão o acorde é G/D (Ré, Sol oitava acima, Si oitava acima). A terceira inversão não é indicada pois é igual ao acorde original, apenas todas as notas são tocadas uma oitava acima. A inversão de qualquer acorde pode ser indicada da mesma forma, bastando indicar o acorde original e a nota que será a mais baixa na inversão - por exemplo um acorde com sétima G7 (tétrade) em sua segunda inversão seria G7/D (Ré, Fá, Sol oitava acima, Si oitava acima).


Fonte: wikipedia



Sem comentários:

Enviar um comentário

De onde vem a grandeza da música caboverdiana

A música caboverdiana é um gênero único e vibrante que combina influências africanas, portuguesas e brasileiras. A partir dessa mistura, sur...