Este poste tem como objetivo ensinar-te a melhorar a sua forma de tocar e potencializar o seu treinamento no instrumento.
É especialmente para você que sente que a sua evolução na aprendizagem está estagnada, ou quem sabe a sua técnica já não está a ser tão eficaz.
Separamos algumas dicas que vão ao encontro de quase todas as duvidas mais frequentes de pessoas que estar a começar a tocar o instrumento, ou de pessoas que já tocam algum tempo e precisam dar uma turbinada na sua forma de tocar.
São dicas importantíssimas, que vão sempre te ajudar, seja qual for o seu nível de aprendizagem.
Dica 1 - Se quer aprender rápido, treine devagar
Esta é uma dica de ouro. Pode parecer contraditório, mas é mesmo assim. Se você tem pressa para aprender a tocar, então não se apresse, porque estará perdendo tempo e não terá grandes resultados. Já ouviu o velho ditado "devagar, devagar, vai longe", pois é neste caso é mesmo isso.
Tocar tem muito haver com coordenação. E o seu cérebro precisa de algum tempo para mecanizar alguns processos durante a sua aprendizagem. Caso se apresse para poder aprender mais depressa, não estará dando o tempo que o cérebro precisa.
Se quer alcançar grandes progressos, comesse a treinar devagar. Só depois de alcançar um patamar um pouco mais avançado é que você pode aumentar a velocidade do seu treinamento. Já dizia o outro "Pressa é inimigo da perfeição".
Dica 2 - Não desista de aprender por causa do tamanho da sua mão
É muito comum algumas pessoas não se interessarem por aprender a tocar, porque acham que o tamanho da mão deles não dá para aprender a tocar, ou para continuar com a aprendizagem. Saiba que é muito comum grandes tocadores com a mão pequena.
O tamanho da sua mão não importa mesmo. Se você tem mão pequena não desista, porque com o andar do tempo ela vai adquirir elasticidade e você nem vai sentir a diferença.
Dica 3 - Foco na Hora do Treino
Se você for treinar um dedilhado, uma escala, ou seja ela o que for, tente manter e foco e concentrar. De preferência vai para algum lugar onde não há pessoas a falar para que você possa alcançar um nível de concentração elevado.
Parece bobagem, mas não é. Você terá melhores resultados em sua aprendizagem.
Dica 4 - Tente posicionar os dedos o mais próximo do traste (o mais para frente possível)
Esta é uma dica mais técnica. Se posicionar os dedos mais a frente no braço, dentro de uma casa, a qualidade do som será de longe melhor. Você que está iniciando a aprender, vai se acostumando com bons hábitos e este é um dos bons hábitos a aprender a tocar violão.
Isto serve tanto para solos, como para acordes.
Dica 5 - Como fazer uma pestana
Em primeiro lugar você deve seguir exatamente o que está escrito na dica 4. Fazer a pestana o mais à frente possível dentro da casa. Isso melhora a qualidade do som, uma vez que quando se é iniciante a colocação da pestana nos cria imensas dificuldades.
Outra dica fundamental na execução da pestana é nunca parar de tocar, mesmo que o som da sua pestana não sair perfeitamente. A sua mão vai se acostumar e com o andar do tempo a qualidade de som da sua pestana vai melhorando.
Não faça a pestana com força. Não é uma questão de força, mas sim uma questão de jeito. Com o andar do tempo vai melhorar.
Dica 6 - Pratique todos os dias
Seja persiste. Todos os grandes guitarristas de todo o mundo são "fominhas". Tocando todos os dias, você vai alcançar o patamar que gostaria.
Essa talvez seja a dica mais importante de todas. Sempre que tenha um tempinho livre, pegue na sua guitarra e trine.
Pratique muito e com disciplina.
Dica 7 - Começar do Zero
Pra você que não sabe nada do instrumento e quer aprender a tocar, é bom que no inicio faça um trabalho de pesquisa.
Existem muitos cursos de boa qualidade na internet. Você pode se inscrever num desses cursos online, onde pode aprender a parte teórica e também pode procurar por vídeo-aulas teórico-práticas muito boas.
Se você tem um amigo, ou um parente que já sabe tocar, você sempre pode recorrer a ajuda dele e aprender.
Visite o nosso Cifra Club
Por: http://cvcifra.blogspot.com
Visite o nosso Cifra Club
Por: http://cvcifra.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário